Estudo 130

Nunca postergue o Batismo

29) O Novo Testamento tem alguns relatos demonstrando que não devemos postergar o Batismo uma vez que esteja claro que o crente está arrependido e que esteja preparado.
Quando Paulo (que então ainda se chamava Saulo) devia ser batizado, Deus inspirou a Ananias a ir executar o batismo. A reação de Ananias imediatamente ao ver Paulo foi: “E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor”. [Atos 22: 16]. Paulo nunca se esqueceu disso. Note que quando Paulo batizou o carcereiro em Felipos com sua família já era depois da meia noite, sem duvida Paulo batizou naquela mesma hora sem esperar o dia seguinte (Atos 16: 32, 33). O leitor deve se lembrar do eunuco etíope que foi batizado imediatamente depois que Felipe o aconselhou (Atos 8).
É importante notar que algumas vezes não é possível que um batismo seja executado tão rápido como seria o ideal ou o desejado. Quando Pedro fez seu sermão em Atos 2, os apóstolos originais estavam todos presentes com ele e puderam ajuda-lo no batismo de quase três mil pessoas (Atos 2: 39-41). Embora essa seja a melhor forma de faze-lo (com a igreja toda reunida), as circunstâncias as vezes não o permitem.

Pergunta:
Porque devemos afirmar que não devemos postergar o batismo? Cite exemplos do Novo Testamento. Qual é a melhor forma de batizar, mas que nem sempre é possível?

Quando é que uma pessoa está pronta para o batismo?

30) Em que momento deve uma pessoa decidir a ir adiante com o batismo? Quando é que ele ou ela estão prontos para dar esse passo? Como e por quem isso é determinado? Estas são perguntas muito importantes que devem ser consideradas. Alguns grupos pensam que “certo período de prova” deve se cumprido a fim de que uma pessoa demonstre que ela tem obtido uma grande quantidade de conhecimento para estar pronto para o batismo. Certamente algum conhecimento básico é requerido, porém já demonstramos que os cristãos “crescem em graça e em conhecimento para o resto de suas vidas (2Pedro 3: 18). Portanto conhecimento perfeito não é algo que a eles se requer a obter ou a ter antes do batismo. Na realidade maior quantidade de conhecimento chegará a um cristão, lentamente mas de forma segura depois do batismo.
Mas vejamos os pré-requisitos delineados pelo próprio Cristo: Arrependimento, crer no evangelho do reino, e os ensinos que Cristo tem ordenado, isso é essencial para que alguém possa ser batizado apropriadamente. E após o batismo, ao receber o dom do espírito santo os cristãos se esforçam em crescer sob a direção desse espírito. Ele revela a verdade limpa, corrige e renova a mente, enquanto continua a ensinar às pessoas mais e mais acerca de como permitir a Cristo viver Sua vida neles.

Perguntas
: O que alguns grupos esperam das pessoas que querem se batizar? Quais são os pré-requisitos que Cristo demonstrou? Até quando o cristão cresce em conhecimento e entendimento?

31) A Bíblia diz que a lei de Deus é “santa, justa, boa e espiritual” (Romanos 7: 12, 14).Mesmo que a grande maioria das pessoas crê que Cristo cumpriu a lei por eles – que veio abolir a lei – o verdadeiro cristão chega a entender , muito mais profundamente durante a sua vida, que o espírito de Deus é essencial para poder manter a lei “espiritual de Deus”. É por meio do espírito de Deus que entendemos Sua vontade, Sua mente. Sim, Deus concede o arrependimento a uma mente carnal (Romanos 8: 7)”, antes que Ele certamente converta a essa mente (João 14: 17). Mas o próximo passo deve ser rumo ao batismo para que uma mente física possa ser engendrada e converter-se em uma mente espiritual – apesar que a quantidade inicial do espírito de Deus seja muito pouca e as pessoas recém convertidas todavia ainda são 99% carnais.
Perguntas
: O que diz a Bíblia sobre a lei de Deus? No que crêem a maioria das pessoas? O que acontece com o verdadeiro cristão? Como acontece a conversão? Mesmo assim qual deve ser o próximo passo daquele que já entendeu as doutrinas básicas? Porque?

32) Como alguém saberá que a ele foi dado, ou concedido o dom do arrependimento? (Atos 11: 18; 2Timóteo 2: 25). Imediatamente após ter consciência e estar completamente convicto acerca da profundidade dos pecados em seu passado, ou seja que a pessoa perceba que desde o nascer até o dia de hoje toda sua vida sempre foi construída em cima do pecado, ao nascer pelo pecado original, ao ir crescendo pelos atos praticados no dia a dia, então saberá que chegou ao arrependimento. Então saberá do que tem que se arrepender. Os dois versículos que antecedem o mandamento de arrependam-se e batizem-se (Atos 2: 36, 37), demonstram que os ouvintes de Pedro ficaram comovidos – e até assombrados – por seu sermão. Pedro lhes disse “vocês crucificaram a Cristo”. Esta é uma declaração incrível que a Bíblia registra, onde eles se compungiram em seu coração, por causa desse entendimento. A palavra grega traduzida nessa frase é “katanusso” que quer dizer “penetra completamente, agita violentamente ou fere rapidamente”. Essas palavras ensinaram àquelas pessoas que estavam destruídas pelo que haviam feito. Elas ficaram assombradas e entristecidas que por suas próprias ações (pecados) haviam certamente tido um papel direto na crucificação de Cristo. (Lembre-se este ouvintes não eram os soldados romanos que cravaram fisicamente a Cristo na cruz - no madeiro). Isso lhes fez perguntar: “Que faremos?”. A resposta de Pedro foi que “mudassem”. Se Pedro estivesse falando hoje ele sem dúvida alguma diria esta palavra (mude) no lugar do termo inglês da antiga versão King James, arrependei-vos, o qual como explicamos antes tem o mesmo significado.
Perguntas
: Como sabe alguém que recebeu o arrependimento? De que deve estar convicto alguém que se arrependeu? De que ficaram convictos os ouvintes de Pedro? Se Pedro fizesse seu discurso hoje que palavra poderia utilizar?

33) Quase ao final de seu livro, Jó chegou a ver a necessidade de arrepender-se de sua atitude de auto justiça. A Escritura registra que ele “abominou a si mesmo” e se “arrependeu no pó e na cinza” (Jó 42: 6). A palavra hebréia “macc” quer dizer: “rejeitar, aborrecer, depreciar, condenar, odiar, desdenhar, detestar, recusar, reprovar, etc.”. Estes termos criam um quadro poderoso de palavras e sentimentos de como deve se sentir um cristão quando a ele é dado o dom do arrependimento. Juntamente com Atos 2: 38, o quadro se converte em um mais claro.
Perguntas
: O que entendeu Jó? O que significa a palavra hebréia “macc”? O que os significados dessa palavra demonstram com relação ao sentimento que deve ter o cristão que recebeu o dom do arrependimento?

34) A palavra “converter-se” quer dizer o mesmo, literalmente significa mudar algo. Um cristão é alguém que muda de uma forma de vida de pecado rumo a justiça de Deus por meio de Seu espírito santo. A mente arrependida está pronta para fazer isso o resto de sua vida.
Perguntas
: O que significa converter-se? O que é um cristão? O que propicia uma mente arrependida?

35) Além de chegar ao arrependimento, a pessoa que busca o batismo deve fazer a si mesma algumas perguntas importantes:
Crê realmente que Deus existe
? Com esperança, sentimento, certeza, não apenas suspeitando. Crer ou pensar que Ele existe não é o mesmo que provar que Ele existe. Você deve se propor em provar a si mesmo sem que reste nenhuma dúvida.

Crê você que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus? Você crê que a Bíblia é o manual de instruções para a humanidade – ou simplesmente um livro agradável cheio de bons pensamentos e idéias que ajudam? Crê que existe autoridade divina por detrás da Bíblia? Está você determinado a “não viver só de pão, mas sim de toda palavra que procede da boca de Deus” (Lucas 4: 4)?

Já está comprovado para você onde está a verdadeira igreja de Deus? Mais de 2000 denominações existem somente nos EUA. Apesar de alguns dizerem “todas elas não podem estar equivocadas”, a verdade é “todas elas não podem estar corretas”. Cristo edificou Sua igreja e ela não está dividida. Essa (igreja) ensina a verdade (1Timóteo 3: 15, João 8: 31, 32), não está mesclada com erros ou adota doutrinas da babilônia religiosa (Gênesis 2: 17, Apocalipse 18: 4). Cristo – e não o homem – governa Sua igreja. Cristo e não o homem fundou a Sua igreja. Já tem você toda a certeza de onde está essa igreja? Temos que ter todo o cuidado nessa hora. Pois ou Deus é um só ou é uma trindade. Ou é um, Jesus outro e Seu espírito sua força ativa, ou Deus e Jesus são uma mesma pessoa.[isso para citar um ensino (dentre muitos outros) que a grande parte das igrejas confundem ou tomaram da babilônia religiosa]. A verdadeira igreja deve ter isso bem claro e de acordo com as sagradas escrituras, não um entendimento humano sobre isso, pois do verdadeiro entendimento sobre esta questão dependerá a adoração correta ao Deus correto.
Perguntas
: Que perguntas devem ser feitas a si mesmo aquele que chegou ao arrependimento e procura o batismo? Explique. A que deve colocar total atenção sobre os ensinos da igreja sobre quem é Deus?

36) Cristo falou sobre “calcular os gastos” para poder ser Seu discípulo (Lucas 14: 25-30). Antes de comprar uma casa, um carro ou até um relógio, temos que considerar o preço. Muitas pessoas fazem compras (dívidas) para as quais não estão preparadas. Elas gastam além do que possuem e não fazem conta que podem surgir tempos difíceis que podem ocasionar dificuldades para efetuar os pagamentos. O não planejar financiamentos apropriados pode causar a hipoteca de sua casa ou que seu carro seja apreendido pela financeira.  O verdadeiro cristão trabalha dessa mesma forma. Deus lhe chama e oferece a salvação tão gloriosa e maravilhosa que não se pode descrever. Mas com certeza, essa salvação não vem sem que tenha um preço pessoal. Os familiares e amigos poderão olhar para você de uma forma diferente e até passarem a evita-lo. As tradições que antes eram compartilhadas com eles terão que ser deixadas. Você poderá ser mal entendido e terá que perseverar às perseguições. Está você disposto a confiar em Cristo e correr o risco de até perder seu trabalho secular, para poder obedecer às leis morais de Deus, para poder segui-lo? Está disposto a colocar Deus em primeiro lugar, não importando o preço pessoal a ser pago?
Perguntas
: Que disse Cristo sobre calcular os gastos? É lícito para o cristão fazer dívidas, leia Mateus 6: 31-34? O que deve estar preparado o cristão para enfrentar? Porque? 

37) Muitos se perguntam, como saberão que Deus os está chamando? O chamado de Deus quer dizer que você entende a verdade quando você a vê, escuta ou lê. Deus o está chamando – leva a você conhecimento que não tinha até então. Tiago disse: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”. [Tiago 4: 17]. Isso se converte em algo extremamente sério porque lemos em Hebreus 10: 26: “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados”. Se você está sendo chamado por Deus, não lhe resta outra alternativa senão a de responder afirmativamente as perguntas do parágrafo 35 com um sonoro, SIM!
Perguntas
: O que significa receber o chamado de Deus? O que disse Tiago? O que isso significa comparando com o que está escrito em Hebreus 10: 26? A quais perguntas, o cristão chamado por Deus, deve responder afirmativamente?

38) Quando uma pessoa tem sido ensinada para que entenda completamente os princípios do arrependimento descritos nesse estudo, então ela estará pronta para batizar-se. Uma pessoa assim deve ser batizada imediatamente assim que um verdadeiro servo de Deus esteja disponível para realizar o batismo. Essa pessoa cuidadosamente deve ler os seguintes versículos, que poderão ajudar a entender melhor até que ponto Deus lhe concedeu o arrependimento. Esses versículos fazem um estudo completo da natureza humana – algo que você poderá notar em si mesmo, se Deus já lhe deus o dom do arrependimento. Estude cada versículo com cuidado – orando para que Deus lhe dê o entendimento correto com respeito a eles. Peça a Deus que lhe demonstre quem é você. Passemos aos versículos: Isaías 55: 7-9; Jeremias 10: 23; 13: 23; 17: 9; Ezequiel 14: 4, 6; 33: 14, 15; Jó 42: 6; Salmos 39: 5, 6; Marcos 7: 20-23; Lucas 16: 15; Romanos 1: 28-32; 3: 10-18; 7: 18, 21-23; 8: 7; Gálatas 5: 19-21; Efésios 4: 22; Colossenses 3: 5-10; 2Timóteo 3: 1-5; Tito 3: 3; 1Pedro 4: 1-4; 1João 2: 15, 16; Apocalipse 21: 7, 8; 22: 14, 15.
Perguntas
: Quando uma pessoa estará pronta para ser batizada? Após estar pronta quando deve ser batizada? Estude com calma, em casa, os textos apontados, e tire suas próprias conclusões sobre se Deus já o chamou ao arrependimento. Caso receba uma resposta afirmativa, procure o presbitério da igreja e procure se inteirar do que deve ser feito para que você possa ser batizado.

CONTINUA...