Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus”. [Colossenses 1: 10]

Leitura base: Romanos 2: 1-16

Objetivo do estudo: O crente tem que saber que é responsável perante si, perante ao Eterno e perante seu próximo por sua conduta pessoal, de acordo com os ensinos da Palavra (Romanos 2: 15; 1Samuel 2: 25; 2Timóteo 4: 1)

1) A vida do crente está em perigo quando ele não tem firme seu olhar no Senhor. Alguns que foram chamados ao Evangelho na cidade de Colossos tiveram que ser advertidos disso pelo apóstolo Paulo, pois os envolvia um sincretismo que cuidava de mesclar o legalismo judeu com o pensamento filosófico grego e o misticismo oriental (analise o conteúdo do capítulo e de Colossenses)

Pergunta: O que ocorria na cidade de Colossos? Porque isso ocorria?

2) Em nosso tempo existem conceitos errados sobre a vida humana, como por exemplo, o que se entende por moral, que está diametralmente oposto a realidade; assim também existem tantas filosofias que tem aparência religiosa, mas que levam o homem a uma vida de libertinagem, pelo que igual aos colossenses a igreja convida ao povo do Senhor a colocar  seus pensamentos nas coisas de cima (Colossenses 3: 1, 2)

Pergunta: O que ocorre em nosso tempo? O que se deve fazer?

O crente libertado do poder do inimigo

3) Todo crente tem de saber e ter presente que fomos redimidos, quer dizer, recuperados por meio de um resgate pago pelo Senhor mesmo por meio de sua morte para o perdão de todos nossos pecados passados (conduta anterior). (Colossenses 1: 13; Romanos 3: 23-25)

Pergunta: O que todo crente deve saber?

4) Esta recuperação que efetua nosso Senhor, é com o propósito de nos liberar desse poder do pecado, liberdade da escravidão que nos encontrávamos antes, para ser agora governados pelo Senhor. (Romanos 6: 16; 8: 21; 1Pedro 2: 9)

Pergunta: Qual o propósito dessa recuperação?

5) Já não existe opressão, já somos livres desse jugo do pecado que nos assediava. Agora vivemos sob a emanação do espírito de Deus.

Pergunta: O que ocorre agora?

O crente libertado para uma nova vida

6) O crente então havendo sido resgatado da vida anterior porque então pode deixar aquela escravidão do pecado? (Romanos 6: 1, 2)

Assim como a morte física separa o corpo do espírito (sopro de vida) (Tiago 2: 26) assim a morte para uma vida de pecado, separa a quem se converte do poder do maligno para uma vida santificada para o Senhor (Romanos 6: 14)

Pergunta: De que forma o crente renasce?

7) O apóstolo Paulo deixou para conhecimento do crente: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. (Gálatas 2: 20), quer dizer, que o crente se identifica com o Senhor: da mesma maneira que o Senhor morreu porém ressuscitou, o crente está capacitado para viver uma nova vida. O crente já não vive para o mundo nem para si mesmo. (Romanos 6: 1-11; 2Coríntios 5: 15)

Pergunta: O que ocorre ao crente conforme o que nos ensina o apóstolo Paulo?

A vida nova do crente, luz para o mundo

8) Esta metáfora ensina o que é a verdadeira transformação do escravo do pecado e da morte para a justiça e a vida (Efésios 5: 1-8; Colossenses 3: 5, 6; 1Tessalonicenses 5: 4-9; Mateus 5: 14-16)

Uma  das promessas que o Senhor da a seus discípulos e que esses teriam a luz da vida (João 8: 12)

Perguntas: O que ensina esta metáfora? O que prometeu o Senhor?

9) As metáforas, luz e trevas são utilizadas pelo Senhor para fazer notar a vida espiritual de santidade e justiça Dele e de seus seguidores, manifestada notavelmente sobre a corrupção moral e espiritual da natureza pecaminosa da humanidade, assim como a luz sobre as trevas. (João 1: 4, 5)

Pergunta: O que significam as metáforas sobre luz e trevas?

10) A vida nova, uma vida de Moral baseada:

a) Em um verdadeiro compromisso de grande responsabilidade (Romanos 6: 1, 2)

b) Na convicção de uma nova identidade (v 3)

c) No sentido de pertencer ao Senhor (v 11-14)

d) Com o pensamento, atitude e sentimento de serviço a justiça divina (v 15-18)

Pergunta: No que deve ser baseada a vida nova?

É requerido do crente que tenha Ética

11) O verdadeiro crente não pode  seguir tendo uma condição ambivalente (Romanos6: 1-4, 15, 23). Como nova criatura requer uma vida renovada permanente; domínio pleno na vida moral cotidiana, separado totalmente deste mundo de iniqüidade (Romanos 12: 1, 2; 1Pedro 1: 14; 1Coríntios 5: 6-8)

Pergunta: O que não pode seguir tendo o verdadeiro crente?

12) a Norma de Conduta do crente é chegar a ser como o Filho de Deus. Crescimento e perfeição são suas metas diárias. (2Pedro 3: 17, 18; 1Pedro 2: 1-5; Lucas 2: 52)

Pergunta: Qual é a meta do crente?

Estudo elaborado pelo Ministro Othoniel Y. Peres Fuentes – da igreja de Deus em México – traduzido e adaptado pelo Presbítero Sérgio – da igreja de Deus em São Paulo

Continua semana que vem.