Estudo 226

Leia: 1João 2:19
Base Bíblica
: 1João 4:3,4
Objetivo da lição
: Cuidado com a apostasia e com os apóstatas, isso pode ceifar sua vida.

1) Apostasia = (do grego Apostasia) revolta, rebelião, afastamento doutrinário e religioso, “APOSTASIA” da verdade, retirada ou afastar-se daquilo a que antes se estava ligado. Apostasia é um ato de discípulos professos que deliberadamente rejeitam a verdade revelada, como: 1) a humanidade de Yeshua, o Messias, e 2) a redenção mediante o seu sacrifício expiador e remidor (1João 4:1-3; 1Timóteo 2:5; Filipenses 3:18; 2Pedro 2:1). A apostasia difere, portanto, do erro quanto à verdade, que pode ser o resultado da ignorância (Atos 19:1-6), ou heresia, devido a uma armadilha de Satanás (2Timóteo 2:25-26), sendo que as duas podem existir junto com a verdadeira fé. O apóstata está perfeitamente descrito em 1João 4:3-4. Os apóstatas afastam-se da fé, mas não da profissão externa de continuarem sendo discípulos do Messias (1João 2:19).
Perguntas
: a) O que significa apostasia? b) O que é a apostasia? Quais são os dois pontos principais utilizados pelos apóstatas? c) Do que difere a apostasia? d) Onde encontramos a perfeita descrição do apóstata? Explique. e) Onde podemos encontrar os apóstatas? E de que forma agem?

2) Apostasia é uma afirmação dos homens de que conhecem ao Eterno, no entanto, é negada por eles através de suas ações (Tito 1:16). É Quando uma pessoa não permanece na doutrina do Messias (2João 9). É literalmente um afastamento da fé verdadeira, das verdades bíblicas (1Timóteo 4:1). É o resultado de uma pessoa não suportar a sã doutrina (2Timóteo 4:3). É Quando uma pessoa abandona o caminho verdadeiro (2Pedro 2:15). É Quando uma pessoa se afasta dos santos Mandamentos e Leis do Eterno (2Pedro 2.21).
Em sua forma nominal, como substantivo, a palavra encontra-se somente três vezes no Novo Testamento, sendo elas: Atos 21:21 (apostasian); 2Tessalonicenses 2:3 (APOSTASIA) 1 Timóteo 4:1 (aposthsontai). Como verbo, a palavra acha-se em Hebreus 3:12 (aposthnai).
Veja a aplicação nos versos citados:

A palavra no Grego:

Apostasian - Apostasian - Atos 21:21 “e foram informados a teu respeito que ensinas todos os judeus entre os gentios a postatarem de Moisés, dizendo-lhes que não devem circuncidar os filhos, nem andar segundo os costumes da lei”.
Apostasia - Apostasia - 2Tessalonicenses 2:3 “Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição”,
Aposthsontai - Aposthsontai - 1Timóteo 4:1 “Ora, o espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios”,
Aposthnai - Aposthnai - Hebreus 3:12 “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo”.

Perguntas
: a) O que afirmam os apóstatas, mas o que na realidade demonstram? b) Cite situações em que uma pessoa pode tornar-se apóstata? c) Em sua forma nominal quantas vezes encontramos a palavra apostasia no NT? d) E como verbo?

3) Nas congregações da era pós-apostólica, haviam três modos segundo os quais uma pessoa ou uma congregação podiam ser consideradas apóstatas: 1. Mediante a renúncia da fé (uma das definições usuais); 2. Mediante lapso moral, por haver o indivíduo cometido os grandes pecados de adultério ou homicídio (sem arrepender-se dos mesmos). A congregação não recebia de volta à comunhão aos que assim transgredissem (lembramos que um presbítero ou diácono, que mesmo ao confessarem e arrependerem-se dos pecados praticados não mais poderiam exercer suas funções ministeriais). Porém, na Idade Média, 3. a palavra APOSTASIA parece que era aplicada somente àqueles que renunciavam inteiramente a fé na igreja babilônica, também sendo chamados de heréticos.
Pergunta
: a) Quais eram os três modos que uma pessoa ou congregação poderiam ser consideradas apóstatas na igreja pós-apostólica?

4) Principais usos
a.
No grego clássico, o substantivo era usado para referir-se à defecção política, e o verbo é evidentemente empregado neste sentido em Atos 5:37 a respeito de Judas, o Galileu, que "arrastou" (apesthsen, forma de afisthmi) seguidores.
b.
Na Septuaginta foi usado no sentido de revolta contra o Eterno (Josué 22:22).
c.
A Septuaginta grega usa o termo em Gênesis 14:4, com referência a uma rebelião (arrastando seguidores).
d.
A aplicação do termo APOSTASIA – segundo o sentido transmitido nos Evangelhos – se refere ao ato de se afastar dos ensinos originais de Yeshua, o Messias, em conexão com seu Pai.
Perguntas
: a) Qual a forma utilizada em Atos 5:37? b) E na Septuaginta? c) E em Gênesis 14: 4? d) E segundo os evangelhos?

5) Apostatar também é usado no sentido de cortar o relacionamento salvífico com o Messias, ou apartar-se da união vital com ele e da verdadeira fé nele. Portanto, a APOSTASIA individual é possível somente para quem já experimentou a conversão, a regeneração e a renovação pelo espírito do Eterno (cf. Lucas 8:13; Hebreus 6:4,5) não é somente uma simples negação das doutrinas do Novo Testamento pelos não convertidos (joio) dentro das congregações. A APOSTASIA pode envolver dois aspectos distintos, embora relacionados entre si:
a.
A APOSTASIA teológica, ou seja, a rejeição de todos os ensinos originais do Messias e dos apóstolos ou quaisquer deles (1Timóteo 4:1; 2Timóteo 4:3); 
b.
A APOSTASIA moral, ou seja, quando aquele que era discípulo verdadeiro deixa de permanecer no Messias e volta a ser escravo do pecado e da imoralidade (Isaías 29:13; Mateus 23:25-28; Romanos 6:15-23; 8:6-13).
Perguntas
: a) Em que outro sentido também é utilizada a palavra apostatar? b) A apostasia individual é possível somente para quem? c) O que não é a apostasia pessoal? d) Explique a apostasia teológica? e) Como ocorre a apostasia moral?

6) Exemplos da APOSTASIA propriamente dita acham-se em Êxodos 32; 2Reis 17:7-23; Salmos 106; Isaías 1:2-4; Jeremias 2:1-9; Atos 1:25 (parebh de parabainw, transgrido, transvio-me, desvio-me. Referindo-se a Judas Iscariotes, que apostatou do caminho, transviou-se da verdade); Gálatas 5:4 (exepesate de ekpiptw. Referindo-se aos gálatas que haviam voltado para a lei, abandonando a graça); 1Timóteo 1:18-20 (apwsamenoi de apwyeomai, repudio, rejeito, repilo, empurro ou lanço de mim. Referindo-se a Himeneu e Alexandre que foram entregues a Satanás para não mais blasfemarem); 2Pedro 2:1 (arnoumenoi de arneomai, nego, recuso. Referindo-se aos falsos mestres que renegarão ao Senhor Yeshua o Messias); 2Pedro 2:15 (kataleipontev <de> kataleipw, deixo, largo, reservo, abandono; e eplanhyhsan de planaw, desvio, seduzo, extraio, faço errar, engano, desencaminho, iludo. Referindo-se a também aos falsos mestres que abandonaram o caminho reto e se extraviaram seguindo o  caminho de Balaão); 2Pedro 2:20-22 (upostreqai de upostrefw, volto, regresso, desvio-me. Referindo-se também aos falsos mestres que depois de conhecerem o eterno caminho voltam para trás); Judas 4,11-13 (arnoumenoi de arneomai, nego, recuso. Referindo-se a homens ímpios que entram nas congregações para perverterem aos demais. Fala claramente que Caim, Balaão e Coré cometeram apostasia tremenda).
Perguntas:
a) Cite alguns exemplos de apostasia citados na Palavra? b) Quem são citados como cometendo apostasia tremenda?

continua...

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